Prepare sua empresa para as vendas de Natal!
Nesse período as lojas começam a se preparar para as vendas de final do ano, no final de novembro vem a Black Friday, e depois chega o natal, trazendo grandes oportunidades de vendas.

Esse período costuma ser muito lucrativo, mas também pode ser utilizado para reforçar a imagem da empresa, e fidelizar clientes para todas as épocas do ano.

Neste post, preparamos algumas dicas para auxiliar sua empresa a atrair mais consumidores e aumentar as vendas de Natal.

Então coloque suas ideias em prática hoje mesmo e evite contratempos indesejados.

Vendas final de ano e natal
O comercio brasileiro têm sofrido com os impactos da crise política e econômica, consequentemente se reflete também nas vendas de Natal, que normalmente é um período de grande vendas.

Todos querem presentear pessoas queridas nas festas de final de ano, porém, as expectativas são pouco otimistas, tanto nas vendas quanto na contratação de empregados temporários.

Como destacar a empresa nesse cenário?
Como em diversas outras situações, a palavra de ordem é planejamento.

Realize uma pesquisa, faça uma analise da sua concorrência, reveja sua ações nos anos anteriores, veja o seu público-alvo, e procure descobrir qual produto ou ação tem maior potencial para aumentar suas vendas e engajamento dos clientes.

Fatores que influenciam nas vendas
O grande diferencial neste ponto será o atendimento, mantenha a equipe preparada e bem treinada, conhecendo todas as informações sobre os produtos, e eles precisam entender a importância e o significado do presente que está sendo escolhido.

O consumidor tem considerado diversos fatores para realizar suas compras, por exemplo, a qualidade do produto x preço, a forma de pagamento, além da localização e ambientação da loja, etc.

Lembre-se que um bom atendimento ao cliente ainda é a melhor propaganda que a marca pode ter.

Escolhendo os produtos em destaque
Uma forma de escolher, é fazendo a analise dos anos anteriores, saber quais foram os produtos que teve maior venda, com esses dados faça uma analise do estoque.

Para que essa consulta seja bem sucedida, as informações tem que vir de uma fonte confiável, utilizando o DGE-ERP você pode fazer essa analise com eficiência e segurança, nosso sistema disponibiliza diversos relatórios e além disso você pode criar e personalizar novos relatórios conforme sua necessidade.

Após feita a analise, realize as compras para manter seu estoque abastecido dentro do planejado.

Procure manter o estoque organizado, que vai te ajudar a localizar com mais rapidez melhorando o tempo de espera do cliente.

Forma de pagamento
Esse é outro fator muito analisado pelos consumidores, por isso o devemos ficar atento.

Embora muitos consumidores prefiram pagar as compras à vista, mas nem todos têm esta opção.

Por isso, a empresa deve estar preparada para oferecer opções de parcelamento, analisando os parcelamentos com e sem juros, limite de parcelas e a porcentagem de juros.

Depois, a analise de como o parcelamento poderá ser pago. Uma opção muito utilizada é o boleto bancário, com o DGE-ERP o boleto é impresso pelo próprio sistema.

Outra opção de parcelamento seria o cartão de crédito, muitos disponibilizam esta opção de parcelamento como prioritária, porém, é preciso analisar as taxas que a credenciadora cobrará da empresa.

Como organizar a loja para esse período de vendas
Os detalhes fazem a diferença, iluminação, acesso, organização dos corredores, decoração interna, atendimento, vitrine e até a sonorização são itens que podem fazer a diferença para encantar o consumidor e driblar a concorrência.

Organize para a loja ficar com uma boa setorização das mercadorias e uma boa organização do estoque, para entregar os itens em poucos minutos para o cliente.

Criatividade na campanha natalina
Explore todas as oportunidades para desenvolver uma campanha natalina para sua marca, pode inserir destalhes natalinos nas sacolas, embalagens personalizadas ou brindes especiais para reforçar sua comunicação.

Crie materiais como promoções utilizando redes sociais, e-mail marketing, e outra forma de contato direto com o cliente.

Decoração
Veja algumas dicas que lhe auxiliarão a montar a decoração para o natal:

Alem do vermelho voce pode utilizar outras cores também, mas tome cuidado para que elas conversem bem com o vermelho.

Utilize a vitrine para valorizar o espírito natalino que sua marca deseja transmitir.

Mescle os produtos de sua loja com a decoração, por exemplo utilizando ele como enfeite para arvore de natal.

Cuidado com a localização da árvore de natal, para nao atrapalhar a circulação de clientes.

Uma boa forma de não atrapalhar a circulação, é usar enfeites suspensos.

Utilize os piscas-piscas, que já são um item indispensável na decoração natalina.

Concluindo
Preparar tudo isso para as vendas de Natal exige planejamento, e tem que ser com antecedência.

Deixar para última hora pode gerar mais contratempos do que lucros.