O WhatsApp depois de lançar o aplicativo no mercado internacional, disponibilizou o app WhatsApp Business no Brasil.

Com foco em pequenas e médias empresas, o app conta com respostas automáticas para dúvidas e solicitações e traz informações detalhadas sobre a empresa.

Tem basicamente a mesma interface que você já conhece, com três abas para conversas, status e chamadas.

As diferenças ficam mais visíveis nas configurações: você pode criar um perfil com o endereço da empresa, tipo e descrição do negócio, horário de atendimento, endereço de e-mail e site.

Entre as principais funções do WhatsApp Business estão a de responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, a qualquer hora do dia. Para começar, a empresa precisa baixar o app e preencher um cadastro com informações como descrição comercial, e-mail, endereço físico e website. Não é necessário informar um CNPJ.

Você pode ativar mensagens de ausência em horários específicos (“não estamos disponíveis no momento”), e também mensagens de saudação quando um cliente se comunicar pela primeira vez (“seja bem-vindo!”).

Além disso, é possível configurar respostas rápidas. Por exemplo, para se despedir do cliente, digite /obrigado para dizer “agradecemos por utilizar nossos serviços!”.

Talvez o recurso mais útil seja o de estatísticas de mensagens, que mostrará, por exemplo,
a quantidade de mensagens que foram lidas no seu perfil comercial.

As pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois você será listado como uma conta comercial. Com o passar do tempo, algumas empresas terão contas confirmadas assim que tiver sido verificado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.

O download e uso é completamente de graça por enquanto.  O aplicativo, está disponível somente para Android. Você encontra o app na Google Play.