Backup, Fazer ou não Fazer? Eis a Questão.

Publicado por Dygransoft em

 

Qual a importância de se fazer backup?

Você ou sua empresa estão protegidos quando a todo tipo de eventualidades que possa ocasionar uma perda de dados, “importantes”. (furto, incêndio, vírus, etc).

 

 

Esta questão pode ser interpretada de outro modo: Qual a importância de meus dados? O quanto eles valem para mim? Assim, deve-se pensar o que aconteceria com seu trabalho, ou com as suas “Memorias digitais” se o disco rígido do PC, Note ou Servidor estragasse e todos os arquivos lá armazenados fossem perdidos? Refletindo sobre estas perguntas você pode analisar a seriedade de um backup bem feito.

 

 

A seguir explanamos alguns assuntos importantes que vão ajudar quem deseja dar início a fazer backups.

 

O que é fazer backup?

É fazer uma cópia de todos os dados importantes do PC ou servidor para que, numa eventual perda dos dados originais (apagamento acidental, corrupção dos dados, acidentes naturais, queda de energia, entre outros), você possa restaurar esses dados (através do backup).

 

 

 

Quais arquivos devem ser feito backup?

A decisão sobre quais arquivos incluir no backup é muito pessoal. Tudo aquilo que não pode ser substituído facilmente deve estar no topo da sua lista. Antes de começar, faça uma lista de verificação de todos os arquivos a serem incluídos no backup. Isso o ajudará a determinar o que precisa de backup, além de servir de lista de referência para recuperar um arquivo de backup-. Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar:

 

 

  • Dados bancários e outras informações financeiras
  • Fotografias digitais
  • Software
  • Música
  • Projetos pessoais
  • Seu catálogo de endereços de e-mail
  • Seu calendário do Microsoft Outlook
  • Seus favoritos do Internet Explorer (ou outros browsers)

 

 

 

Onde armazenar os dados backup-ados?

Devem ser levados em consideração o volume de dados que precisam ser armazenados e a periodicidade de renovação do backup. A escolha da mídia dependerá desta análise. Alguns exemplos de mídias de armazenamento de backup: discos rígidos, CD/DVDs, pen drives, fitas magnéticas, servidor de armazenagem remoto acessado via FTP, etc.

 

 

É recomendável armazenar os backups em pelo menos dois lugares: um interno à empresa (por exemplo, um disco rígido em outro micro, acessível pela rede), que permita fazer uma restauração rápida (por exemplo, recuperar um arquivo que tenha sido inadvertidamente apagado) e outro que possa ser armazenado fora das dependências da empresa (Hard Drive Externos / CD/DVDs, etc), de maneira a deixar os dados a salvo de problemas físicos que destruam não só os dados originais, mas também o backup interno.

 

 

Hoje em dia é necessário se precaver de tantos males virtuais que podem nos acontecer, então vamos lá, se atente para a importância de fazer Backup.

 

Lembramos que o Sistema DGE ”DygranSoft Gestão de Empresas” , Já possibilita aos seus usuários, uma forma de Fazer Backup’s com Facilidade e Segurança. Qual quer dúvida Contate-nos.

 

Fonte: www.ufrb.edu.br


Dygransoft

Fazemos parte do grupo Dygran, fundado em 1986 sediado na cidade de Maringá – PR. Desde 1995 a Dygransoft acumula competência e experiência no desenvolvimento de softwares de gestão de empresas (ERP). Nossas soluções são distribuídas por todo o Brasil através de parceiros que atendem prontamente a necessidade de cada cliente.

Iniciar Conversa
Precisando de Ajuda
Olá!
Podemos de ajudar?