Devolução de Venda

Publicado por Dygransoft em

  1. Base Conhecimento
  2. Faturamento
  3. Devolução de Venda

Devolução de Venda

Verificar o CFOP que vai ser usado na devolução, consultar com o contador qual é o correto para cada tipo de devolução. Para cadastrar ou consultar no sistema acesse o menu Cadastro>Auxiliares>Faturamento Natureza de Operação(CFOP).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-13.png

No cadastro de Natureza marcar a opção Devolução e verificar se esse tipo de operação vai movimentar o estoque.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-14.png

Localizar a nota de saída no sistema, para localizar entre no modulo de saídas, na opção de Nfe e clicar em consultar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-15.png

Na próxima tela localize a nota utilizando os filtros, podemos filtrar por exemplo por cliente e data de emissão, localizada a  nota clicar nela duas vezes para o sistema abrir a nota fiscal.

Após o sistema abrir a nota fiscal a ser feita a devolução, clicar no botão alterar e no botão transportar, antes desse processo verificar se o cliente esta cadastrado como fornecedor.

O sistema vai informar o código do Fornecedor gerado para o cliente, caso já existe um fornecedor cadastrado para esse cliente o sistema avisa e nesse caso é informar ele na tela de transporte.

Para continuar a nota de devolução e o transporte, marcar a opção entrada e o modulo NF-e, clicar na setas como for transportar um pedido normal.

Na próxima tela informar o código do fornecedor que foi cadastrado, a Natureza de Operação e clicar no botão Ok para continuar.

Para cadastrar como fornecedor podemos ir no cadastro do cliente e clicar no botão gerar Fornecedor.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-5.png

Após esse procedimento ir na movimentação de entrada(Menu movimentação> Entrada, ou no Ícone com o símbolo de carrinho), localizar a nota da mesma forma que foi localizada a nota de saída.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-6.png

Clicando em alterar podemos remover itens que não serão devolvidos caso seja devolução parcial. Após clicar em alterar temos que informar a chave de acesso para a nota de devolução, para isso clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Nf-e Devolução.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-7.png

Na próxima tela clicar em novo para informar a chave de acesso da nota a ser devolvida, para isso clicar no botão F2-Novo.

Nessa tela podemos digitar a chave da nota ou localizar ela no sistema, após a digitação clicar no botão gravar, caso for localizar clicar nos 3 pontinhos(…), o sistema vai abrir a tela de pesquisa igual da saida, localizando a nota clica duas vezes nela.

Após localizada a nota o sistema traz a chave, o numero e a data de emissão da mesma, para prosseguir seleciona o botão Gravar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-9.png

Na tela seguinte clicar em Esc-Fechar, o botão F2-Novo seria para informar outra chave de nota, caso fizer uma nota de devolução com mais de uma nota.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-8.png

Agora temos que informar uma condição de pagamento, clicar novamente com o botão direto do mouse e selecionar a opção Tipo de Pagamento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-10.png

Caso necessite de alguma informação adicional na nota fiscal, para sair no campo de observação clique no botão Adicional. Digite a observação no campo e aperte o botão confirmar, nessa tela também pode informar a transportadora, a quantidade de volumes, valor do frete, peso e o tipo de frete.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-11.png

Feito esse processo pode clicar em Danfe e emitir a nota. Os dados referentes a Nf de devolução aparece nos dados adicionais da nota.

Iniciar Conversa
Precisando de Ajuda
Olá!
Podemos de ajudar?