Como a Microsoft consegue rodar o Windows Phone 8.1 com 512 MB de RAM

Publicado por Dygransoft em

Os smartphones estão cada vez mais robustos, com hardwares que se equivalem e, às vezes, até superam as configurações de computadores lançados há alguns anos.

Alguns celulares Android já vêm até com 3 GB de memória RAM e processadores de quatro núcleos. Todavia, este exagero nas especificações parece não ser importante para o sistema operacional da Microsoft.

A maior parte dos smartphones que rodam o Windows Phone 8.1 traz apenas 512 MB de memória RAM e processadores modestos. O mais incrível, contudo, é que esses gadgets apresentam desempenho
satisfatório.

Com essas diferenças significativas, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre quais são as características do sistema da Microsoft que possibilitam os bons resultados em celulares que dificilmente estariam aptos a rodar o software da Google. Para esclarecer essa questão, vamos falar sobre as qualidades que fazem o Windows Phone ser tão leve e eficiente.

Poderíamos responder a essa questão com um simples: “é tudo por conta da programação bem trabalhada do sistema”. Todavia, é claro que isso abriria margem para questionamentos sobre a qualidade de código no software da Google.

Ocorre que os três principais sistemas para celulares são muito bem programados e rodam em aparelhos com configurações modestas de hardware. Felizmente, não é preciso muita pesquisa para saber o que faz o Windows Phone e seus apps rodarem tão bem em qualquer aparelho, seja ele um Lumia 520 ou um Lumia 930.

A própria Microsoft revelou recentemente que seu produto é voltado desde a concepção para hardwares mais simples. Os desenvolvedores do sistema são obrigados a usar celulares básicos (tanto nos testes quanto no dia a dia) para se esforçarem a criar um sistema que funcione perfeitamente em qualquer situação e aparelho.

A dona do sistema comenta que é mais fácil criar algo funcional para produtos mais simples e depois levar o software para os smartphones mais robustos, pois dessa forma é mais fácil do que tentar o caminho inverso (tentando transportar um sistema cheio de entulhos para celulares que não têm tantas capacidades).

Além disso, a Microsoft também informou que ela sempre priorizou a experiência satisfatória acima de tudo, sendo que é preciso pensar nos usuários que possuem gadgets mais simples, visto que eles fazem parte do todo e vão buscar um software que seja rápido e agradável.

Fonte: Tecmundo


Dygransoft

Fazemos parte do grupo Dygran, fundado em 1986 sediado na cidade de Maringá – PR. Desde 1995 a Dygransoft acumula competência e experiência no desenvolvimento de softwares de gestão de empresas (ERP). Nossas soluções são distribuídas por todo o Brasil através de parceiros que atendem prontamente a necessidade de cada cliente.

Iniciar Conversa
Precisando de Ajuda
Olá!
Podemos de ajudar?