Como um ERP contribui para produtividade de uma empresa

Publicado por Dygransoft em

 
Aumentar a produtividade diminuindo custos é uma dificuldade grande, principalmente para as pequenas e médias empresas.

O lucro de todo negócio depende muito da produtividade empresarial que se consegue atingir na operação diária da empresa.

São inúmeros os quesitos a serem observados, a exemplo da redução do tempo da transação, da entrega de produtos, organização do balanço financeiro, emissão de notas, entre outros que se tornam desafios para os gestores.

O ERP é um software que integrará diferentes departamentos, independente da funcionalidade, possibilitando a automação e armazenamento de informações e dados referentes ao negócio.

Na busca por um cenário ideal, alguns donos de negócios esbarram na dúvida de como realmente um ERP pode ajudar. Se por acaso essa também é a sua pergunta, destacamos os principais motivos para que você considere melhor a adoção de uma ferramenta de gestão.

1. Agilidade dos processos repetitivos

Uma das principais funções de um sistema é realizar tarefas repetitivas para que as pessoas se encarreguem de outras tarefas mais elaboradas.

Por isso, essa é a primeira vantagem que precisa ser destacada e uma das mais importantes para o ganho de produtividade da sua empresa.

Enquanto você ou seu funcionário estão ocupados realizando alguma rotina cansativa e que toma tempo, a sua empresa fica sem gente para pensar, negociar, atender clientes e  outras coisas do tipo.

Um ERP bem escolhido e ajustado ao seu tipo de negócio vai liberar mão de obra e fazer mais coisas no mesmo tempo disponível significa aumento de produtividade.

2. Diminuição de erros

Todo ser humano  está sujeito a cometer erros, mesmo que seja o mais detalhista e sistemático. Esse erro pode ser por estresse, cansaço ou mesmo uma simples distração, mais cedo ou mais tarde vai acabar cometendo, e eles acabam custando alto para a empresa.

Ainda que sejam pequenos e impliquem em valores baixos, com o tempo, a soma de cada um destes deslizes vai acumulando e, assim, não damos conta do tanto que foi perdido.

Usando uma ferramenta de gestão, temos a segurança de que cada operação será realizada totalmente dentro do que é esperado e, ainda, contamos com relatórios que mostrarão se há alguma coisa errada acontecendo no meio do caminho.

3. Decisões mais efetivas

Aproveitando um pouco o raciocínio dos relatórios citados no item anterior, vale a pena falarmos um pouco mais sobre o assunto.Além de fazer a operação diária da empresa rodar melhor, um ERP precisa trazer bons controles para que o gestor entenda como a sua empresa está funcionando e desenhe um bom  plano de ação.

Por isso são gerados vários tipos de relatórios que traduzirão em números precisos o que anda acontecendo na empresa. Esses indicadores são peças fundamentais para que se possa avaliar o cenário e tomar decisões com uma base bem sólida.

No ERP os relatórios funcionam para que você possa extrair as informações que precisa diretamente da fonte. Ou seja, menos tempo gasto e menores possibilidades de erros, isso porque os dados são atualizados a cada instante, coisa que não se consegue fazer de uma maneira manual, já que os números estão mudando o tempo todo. Em outras palavras: mais produtividade!

4. Evolução constante

Ao contrário das planilhas de Excel e dos modelos de relatório, sempre fixos, os softwares de gestão acompanharão as inovações tecnológicas e as tendências do mercado. Certamente, no futuro, as demandas dos clientes por um software de gestão serão mais qualificadas e mais tecnológicas.

5. Redução de custos

A implantação de um sistema ERP gera redução de custos para a sua empresa de diversas formas. Além da redução do tempo gasto na execução da rotina, o que possibilita o aumento da produtividade para outras tarefas necessárias, há a diminuição do retrabalho e da quantidade de pessoas necessárias para cumprir as tarefas, o que já gera uma redução de custos enorme.

Além disso, o maior e melhor controle financeiro possibilita identificar desperdícios, má precificação de produtos ou serviços, compras mais inteligentes e até mesmo um controle de estoque mais eficiente, o que contribui consideravelmente na economia e no direcionamento de recursos.

6. Padronização da comunicação

Um dos maiores problemas em todo tipo de empresa, seja grande ou pequena, nova ou mais antiga, são as falhas de comunicação.

Ao utilizar um ERP você consegue minimizar esse tipo de situação, já que todos os colaboradores, inclusive você, acabarão utilizando termos mais bem definidos para a regra do negócio.

Isso ajuda também todos a conseguirem entender como o mercado trata tecnicamente cada fator, já que os sistemas de gestão adotam conceitos profissionais e que são praticados comercialmente.

Assim, as ideias como valores brutos, líquidos, conceitos de lucratividade, despesas fixas e variáveis vão ficando cada vez mais bem entendidos por todos.

7. Interligação de áreas

Quando falamos a respeito relatórios atualizados e também sobre a agilidade de processos repetitivos, temos que entender que um sistema de gestão cuida de várias coisas ao mesmo tempo.

Assim, o controle de estoque está ligado de alguma forma com as vendas, que também interferem no controle do fluxo de caixa, na emissão de notas fiscais e por aí vai.

Se você não tiver um ERP para cuidar de tudo isso de uma só vez, vai precisar gastar muito tempo para conseguir manter tudo atualizado e trabalhando em conjunto. É nessa hora que podemos ver como um sistema ERP realmente melhora a produtividade empresarial do seu negócio.

A Dygran desde 1995 acumula competência e experiencia no desenvolvimento de softwares, aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais.

Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios.

Caso você tenha interesse, solicite uma demonstração para conhecer a nosso sistema, ideal para qualquer empresa, de qualquer tamanho ou setor!

Entre em contato conosco pelo telefone 44 3031-5500 – 98827-5820(whats) ou pelo e-mail comercial@dygransoft.com.br.

 


Dygransoft

Fazemos parte do grupo Dygran, fundado em 1986 sediado na cidade de Maringá – PR. Desde 1995 a Dygransoft acumula competência e experiência no desenvolvimento de softwares de gestão de empresas (ERP). Nossas soluções são distribuídas por todo o Brasil através de parceiros que atendem prontamente a necessidade de cada cliente.

Iniciar Conversa
Precisando de Ajuda
Olá!
Podemos de ajudar?