Conheça os mais importantes relatórios gerenciais para a sua empresa

Publicado por Dygransoft em

Existem diversos relatórios gerenciais que são importantes para sua empresa, não só para a mensuração de resultados, mas também como forma de auxílio nas suas tomadas de decisões.

Eles permitem que você possa ter uma visão mais ampla sobre a situação de sua empresa e possa planejar-se de forma a evitar dívidas, otimizar suas atividades operacionais e assim aumentar o lucro.

Quer saber mais sobre relatórios gerenciais, a importância que eles podem representar para a sua empresa e quais os relatórios gerenciais que podem ser mais relevantes para o seu negócio?

Então esse artigo foi feito especialmente para você, siga com a gente!

O que são relatórios gerenciais?

Eles servem para mostrar como sua empresa esta progredindo em direção aos objetivos estabelecidos.

Eles servem para identificar necessidades e oportunidades. Eles devem ter objetivos bastante claros de acordo com a necessidade de cada empresa.

Os relatórios servem para tomada de decisão e dar a gestão, o excesso de informações ou o fato de querer analisar uma grande quantidade de fatores da empresa pode prejudicar esse processo, dificultando o seu entendimento por parte dos empresários, assim como pode aumentar a margem de erros nos dados analisados.

Além dos objetivos, ao se planejar a elaboração de um relatório gerencial, também é preciso definir qual será o método utilizado, se será realizado de uma maneira informatizada através de um software de gestão empresarial, por exemplo, ou manualmente.

Objetivos dos relatórios gerenciais

Para se definir o objetivo de um relatório gerencial, é preciso ter em mente: o que pretende se analisar a partir das informações contidas nele?

Existem diversos fatores que podem ser analisados a partir dos relatórios gerenciais, embora os mais utilizados pelos empresários de uma forma geral, são os relatórios voltados a situação financeira de suas empresas e para o planejamento orçamentário, principalmente.

Os relatórios financeiros, proporcionam uma visão aprofundada de suas movimentações financeiras e mostram com clareza a origem de cada uma uma das receitas e despesas de seu empreendimento, facilitando a identificação de possíveis cortes no orçamento.

O que deve conter basicamente em um relatório gerencial

Com os objetivos já definidos, o próximo passo é armazenar no relatório as informações realmente importantes para a satisfação destes objetivos.

Por exemplo: se você deseja analisar as finanças da sua empresa, é imprescindível que seu relatório contenha informações referentes a todas as movimentações de entrada e saída do seu caixa, contas a pagar e a receber, para que seja possível realizar a projeção de seu orçamento empresarial, lucratividade do negócio em comparação com diferentes períodos, dentre outras informações.

Já se você deseja analisar a situação de seus produtos, é preciso obter a quantidade atualizada de cada item no estoque, históricos de movimentações, para que então se possa verificar quais deles são mais vendidos no mercado e quais não conseguem trazer o retorno financeiro esperado.

A importância dos relatórios gerenciais para a sua empresa

Os relatórios gerenciais são ferramentas extremamente valiosas para a gestão de sua empresa. A partir deles, é possível ter uma visão global de desempenho do seu empreendimento, dentre outros aspectos essenciais para a gestão do seu negócio.

As informações contidas nos mais variados tipos de relatórios gerenciais são extremamente importantes para que você tome decisões estratégias a partir de dados precisos e relevantes, sem espaço para achismos e com uma visão realista do empreendimento.

Agora vamos falar de uma forma específica a respeito de cada um dos principais relatórios que podem ser utilizados no acompanhamento dos processos de sua empresa.

Esse são alguns relatórios gerenciais possibilitados pelo DGE:

DRE ( Demonstrativo Resultado do Exercício) que mede a lucratividade de sua empresa em determinado período.

O relatório de fluxo de caixa que faz um balanço entre todas as movimentações de entradas e saídas.

Relatório de controle de contas a pagar e a receber.

Relatórios de vendas: Os relatórios de vendas possibilitam uma visão abrangente a respeito dos mais diversos fatores que envolvem os seus processos de venda: clientes, vendedores, produtos, valores, formas de pagamento e período em que cada venda foi realizada, dentre outras informações.

Curva ABC
O relatório ABC de vendas tem como objetivo categorizar todas as vendas realizadas pela sua empresa tanto em relação aos produtos mais e menos vendidos, quanto aos clientes mais compradores.

Esse relatório tem grande importância a medida em que trazem uma visão mais aprofundada sobre quais os produtos possuem uma maior relevância no mercado, possibilitando um maior direcionamento e prioridade na negociação com fornecedores e na gestão de estoque.

Vendas detalhadas: o relatório de vendas detalhadas mostra as suas vendas de uma forma bastante aprofundada, reunindo uma série de informações como valores de venda , clientes que compraram, vendedores, valor de comissionamento dentre outras.

Quer ter acesso a estes relatórios gerenciais a otimizar os processos gerenciais de sua empresa? Entre em contato conosco pelo telefone 44 3031-5500 – 98827-5820(whats) ou pelo e-mail comercial@dygransoft.com e agende uma visita.

 

Categorias: Notícias

Iniciar Conversa
Precisando de Ajuda
Olá!
Podemos de ajudar?