Em 10 anos, Google Maps torna-se objeto de arte

Publicado por Dygransoft em

O Google Maps completou 10 anos nesta semana, mantendo-se como o serviço de mapeamento digital mais famoso já lançado. Em 2004, os irmãos dinamarqueses Lars e Jens Rasmussen Eilstrup levaram ao Google uma ideia de aplicativo para web capaz de exibir, além de mapas estáticos, ferramentas de zoom digital pesquisável.

A gigante de tecnologia gostou tanto da ideia que comprou a empresa dos irmãos, juntamente com uma segunda companhia chamada Keyhole, para desenvolver o software de visualização geoespacial que se tornaria mais tarde o Google Earth.

O Maps foi lançado em 8 de fevereiro de 2005 nos Estados Unidos, embora não tenha sido o primeiro da categoria, e se tornou um grande sucesso, conquistando milhões de usuários no mundo todo. Além do uso tradicional do aplicativo para orientação, diversos artistas utilizam os mapas como uma espécie de tela, criando suas próprias obras de arte com base nas imagens fornecidas. Confira abaixo alguns exemplos:

Quadros

O Woodcutmaps é um projeto que transforma uma localização geográfica em quadros, imprimindo através de um laser os formatos em blocos de madeira.

Desenhos GPS

A prática de converter dados traçados em um mapa em desenhos ganhou notoriedade com o Google Maps. Um bom exemplo desse tipo de trabalho é Michael Wallace, que transforma o caminho percorrido com sua bicicleta em divertidos retratos.

Cores

O artista Kim Asendorf desenvolveu um site que carrega um mapa a cada vez que o usuário clica em ‘atualizar’, oferecendo novos esquemas de cores e detalhes topográficos.

Pins

O artista Claude Closky utilizou os famosos ícones do aplicativo para criar o ‘Rain Backward Forecast’. Já Arem Bartholl trouxe o marcador para o mundo físico com o projeto “Map”, uma instalação com ícones em tamanho gigante que o Google utiliza para identificar pontos como o centro da cidade.

Street View

Cenas esquisitas do Google Street View também chamam a atenção dos artistas. Projetos como o “Report a problem” mostram falhas de captação de imagens que podem ser vistas como algo artístico. O “9-Eyes” também trabalha nesse sentido, mas mostra cenas reais e chocantes capturadas pelo serviço.

Fonte: Olhar Digital


Dygransoft

Fazemos parte do grupo Dygran, fundado em 1986 sediado na cidade de Maringá – PR. Desde 1995 a Dygransoft acumula competência e experiência no desenvolvimento de softwares de gestão de empresas (ERP). Nossas soluções são distribuídas por todo o Brasil através de parceiros que atendem prontamente a necessidade de cada cliente.

Iniciar Conversa
Precisando de Ajuda
Olá!
Podemos de ajudar?