Emissão de MDFe – Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
O MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal.
Para emissão de MDFe entre em contato com a Dygransoft e solicite a configuração deste módulo.
Como emitir uma MDFe?
Clique no menu “Movimentação” do DGE e escolha a opção “MDFe – Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais”, ou simplesmente <Ctrl F8>.
Para iniciar o processo de emissão de MDFe clique no botão “Novo”.
Clique na lupa do campo “Controle NFe” e informe as NFe´s que deseja transportar. Na tela de consulta serão filtradas as NFe´s conforme definido nos campos da parte superior dela. Após clique em “Atualizar”.
Para selecionar as NFe´s desejadas utilize a “barra de espaço” ou “duplo clique do mouse” e para finalizar clique no botão “Inserir Selecionados”.
Para incluir outras NFe´s no mesmo romaneio basta repetir o processo dos dois parágrafos anteriores. E para excluir uma ou mais NFe’s selecionada marque e clique no botão “Excluir NFe”.
Após informadas as NFe´s que serão transportadas clique no botão “Transmitir”.
Se não houver nenhum erro de validação da Receita Estadual o MDFe será liberado para impressão com a mensagem “Autorizado o uso da MDFe”. Clique em “Imprimir DAMDFE”.
Após o veículo entregar todas as mercadorias aos destinatários deverá ser acessado este módulo para finalizar o processo do MDFe. Acesse a tela principal do MDFe, clique no botão “Consultar” e em seguida “Atualizar”.
Todas as entregas não finalizadas estarão marcadas na cor verde, então selecione o MDFe que deseja encerrar, dê um “Duplo Clique”, clique em “Transmitir”, depois em “Encerrar MDFe” e por fim “Confirme”.
Se tudo ocorreu normalmente mostrará a mensagem “Encerramento de MDF-e homologado”. Feche a tela para finalizar.