Fluxo de caixa: 4 erros que você pode evitar

Publicado por Dygransoft em

 

Cuidar da saúde financeira de sua empresa faz parte das funções de todo empresário: é preciso pensar em como manter o caixa positivo, garantindo maiores entradas e menores saídas de dinheiro.

Uma maneira de fazer isso e proteger sua empresa contra a falta de recursos monetários é o planejamento através do fluxo de caixa.

Não conhece essa ferramenta? Então acompanhe nossa postagem, entenda essa prática gerencial e veja 4 erros graves que devem ser evitados.

Conceitos Básicos

 

O que é?

É um instrumento de gestão financeira que realiza o controle das movimentações financeiras ou seja, entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa, em um determinado período de tempo.

Quando usar?

Deve ser utilizado diariamente por empresas ou até mesmo profissionais autônomos. Afinal, só assim será possível ter conhecimento do fluxo de dinheiro que entra e que sai de sua empresa e manter as contas em dia, ou seja, um negócio saudável.

Como começar?

Comece categorizando(Planos de contas) as suas saídas de dinheiro (custos, despesas e investimentos). Em seguida, separe as entradas de dinheiro em categorias. Um exemplo de categorias são: Receitas com Produtos, Receitas com Serviços e Receitas não Operacionais. Mas lembre-se de utilizar a categorização que melhor atenda a sua empresa.

Lançamentos Financeiros?

Agora que você já montou o seu plano de contas, pode realizar os lançamentos de entradas e saídas (transações) diariamente,  que são atualizados automaticamente a partir de cada nova entrada ou saída no sistema, permitindo que você, como responsável pelo financeiro, tenha um panorama geral do seu fluxo de caixa.

Análise dos lançamentos.

O fluxo de caixa é essencial para uma gestão financeira eficiente e eficaz. Além de fornecer tranquilidade ao gestor, possibilita a previsão de entradas e saídas futuras, auxiliando na tomada de decisão. Com ele é possível ter uma visão das receitas e as despesas separadamente, além de analisar se há necessidade de caixa ou se houve lucratividade.

4 erros que podemos evitar

 

Não categorizar os dados(Centro de Custo)

Um erro básico que afeta não só o fluxo de caixa, mas as suas finanças como um todo, é não saber de forma detalhada como funcionam os seus gastos. É possível que não perceba algumas despesas que estejam aumentando exponencialmente e afetando de maneira negativa o seu negócio, o que trará problemas no futuro.

Utilizando nosso software de gestão, procure criar e analisar como está a evolução dos seus gastos e quanto cada um deles representa, tudo isso com os relatórios de Fluxo completo, Movimento do dia, Balancete ou DRE, comparado com o seu faturamento.

Não ser realista em relação ao seu faturamento

Um dos elementos mais importantes utilizados na projeção do fluxo de caixa são as receitas, e não ser realista em relação a elas pode prejudicar o seu planejamento financeiro.

Seja o mais realista possível e não crie uma expectativa de resultados que não se concretizará. Também é importante dar atenção ao trabalho que deverá ser feito para evitar a inadimplência; afinal, contar com as vendas a prazo e não receber de seus clientes pode prejudicar suas projeções.

Não compreender os seus prazos médios de pagamento e recebimento

Outro ponto que pode comprometer a projeção do seu fluxo de caixa é quando você não compreende os seus prazos de pagamento e recebimento.

O prazo médio de pagamento é representado pelo tempo entre a data de compra e o desembolso para efetivamente pagar o fornecedor.

Já o prazo médio de recebimento é o tempo entre vender e receber de forma efetiva o dinheiro. Assim, é necessário tentar negociar com seus fornecedores e não oferecer prazos muito longos para que seus clientes quitem suas dívidas.

Não contar com a sazonalidade

Em alguns casos, dependendo do tipo de atividade que você desempenha, é preciso levar em consideração possíveis sazonalidades — ou seja, épocas de maior e menor volume de atividades — na hora das projeções do fluxo de caixa.

Levar em consideração a sazonalidade é necessário para que, nos tempos de menor volume de vendas, você já possa estar preparado.

Neste post, você compreendeu que a elaboração de forma correta do fluxo de caixa é essencial em seu planejamento financeiro e alguns erros podem comprometer o uso dessa ferramenta.

A Dygran desde 1995 acumula competência e experiencia no desenvolvimento de softwares, aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais.

Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios.

Caso você tenha interesse, solicite uma demonstração para conhecer a nosso sistema, ideal para qualquer empresa, de qualquer tamanho ou setor!

Entre em contato conosco pelo telefone 44 3031-5500 – 98827-5820(whats) ou pelo e-mail comercial@dygransoft.com.br.


Dygransoft

Fazemos parte do grupo Dygran, fundado em 1986 sediado na cidade de Maringá – PR. Desde 1995 a Dygransoft acumula competência e experiência no desenvolvimento de softwares de gestão de empresas (ERP). Nossas soluções são distribuídas por todo o Brasil através de parceiros que atendem prontamente a necessidade de cada cliente.

Iniciar Conversa
Precisando de Ajuda
Olá!
Podemos de ajudar?