Microsoft atualizará Windows 8 este ano para atender críticas
Atualização, chamada de “Blue”, pode trazer de volta o botão Iniciar. Microsoft afirma que vendeu 100 milhões de licenças do Windows 8, foi anunciado em outubro em Nova York, com uma mudança radical de interface.
Rumores inidicam que as mudanças, parte de um pacote de atualização que a Microsoft chama internamente de “Blue”, podem trazer de volta o botão Iniciar, que a Microsoft retirou do Windows 8. A Microsoft, no entanto, não confirma a informação. “A atualização do Windows Blue é uma oportunidade para nós respondermos ao feedback que temos ouvido dos clientes desde o lançamento do Windows 8 e Windows RT”, afirmou a diretora financeira e diretora de marketing Tami Reller.
Com o anúncio do Windows 8 em outubro, a Microsoft esperava ter um aumento na participação no crescente mercado de dispositivos móveis, mantendo seu domínio no mercado de PCs. A radical mudança na interface do Windows 8 – otimizado para telas de toque e que mudou seu tradicional menu Iniciar por uma tela de blocos coloridos dinâmicos – parece ter confundido alguns usuários.
A empresa de consultoria Data Corp afirma que o Windows 8 contribuiu com uma diminuição em 14% nas vendas de computadores pessoais em nível mundial durante os três primeiros meses do ano. A venda de smartphones e tablets, no entanto, têm crescido. As maiores beneficiadas são a Apple – fabricante do iPhone e iPad – e a Samsung – líder em vendas de dispositivos que rodam o sistema operacional móvel do Google, o Android.
Por outro lado, as maiores fabricantes de computadores pessoais, como HP e Dell, que vendem principalmente máquinas equipadas com Windows, atravessam uma crise que tem feito cair os valores de suas ações.
A Microsoft, no entanto, afirma que está satisfeita com o desempenho do Windows 8. A companhia disse que já vendeu até agora mais de 100 milhões de licenças do sistema operacional. Até janeiro, esse número era de 60 milhões.