Por que o backup é indispensável para as empresas

Publicado por Dygransoft em

 

O que você faria se perdesse todos os seus dados agora? 
Pense no prejuízo irreparável que seria perder os dados de seus contatos, históricos, documentos financeiros, contratos, projetos ou mesmo o aborrecimento que a perda de documentos pessoais, causaria.

Infelizmente, é muito comum que comecemos a nos prevenir só depois de passarmos por algum aperto.

As informações importantes que precisam ser armazenadas de forma segura e estar disponíveis sempre que necessário. Portanto, onde houverem informações,deve haver uma solução de backup!

E isso é importante para todos os tipos de negócio, independentemente do segmento ou porte.

Um ERP concentra grande parte das informações geradas pelos processos de uma organização. Perdê-los acarretará grandes prejuízos e até poder manchar a imagem da empresa, afastando clientes.

Que fatores colocam os dados em risco?
São vários os fatores que colocam em risco os dados de uma empresa: danos elétricos, vírus, sinistros, falhas técnicas, sequestro de informações e até sabotagens.

Como e onde o backup dos dados da empresa é feito?
Existe duas formas de backup, o backup físico e o backup na nuvem.

Backup físico: Neste caso, os dados podem ser gravados em vários tipos de mídia: servidor local, disco rígido, pendrives, DVD, entre outros recursos. Na maioria das vezes, esse processo é feito manualmente. Lembrando que servidores físicos, são bastante suscetíveis a problemas e imprevistos.

Backup na nuvem: É feito remotamente e fica arquivado em servidores externos. Esta alternativa deve ser utilizada de forma complementar às mídias tradicionais e não pode ser a única opção. Isso proporciona maior segurança, pois o acesso pode ser feito rapidamente a qualquer hora e em qualquer local que tenha acesso à internet.

Agora que você viu as duas opções de armazenamento, vamos mostrar mais três vantagens que o backup na nuvem proporciona:
Investimento: o backup na nuvem não exige um alto investimento, como normalmente acontece com os as opções locais. Isso porque não é preciso montar um servidor físico na sua empresa e o valor pago pelo formato na nuvem varia de acordo com o uso e a necessidade que cada empreendimento tem.

Flexibilidade: a nuvem tem a capacidade de atender à demanda de qualquer empresa, independentemente do porte. Ela consegue se adaptar ao que realmente é necessário e isso leva a uma das grandes vantagens: a flexibilidade. O backup na nuvem acompanha o crescimento do seu negócio.

Mobilidade: é possível acessar suas informações a qualquer momento e de qualquer lugar.

Opções gratuitas de backup de informações na nuvem
Alguns programas e sistemas oferecem opções de backup gratuito para contas iniciantes. Obviamente, eles limitam o espaço oferecido nessa opção, mas ainda assim é um boa forma de começar, permitindo que a empresa adquira um espaço maior e por um preço mais acessível quando for necessário.

Para ajudá-lo, listamos alguns serviços:
Dropbox:  este serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos oferece uma conta básica gratuita e opções mais completas para empresas, cujos valores variam a partir de $ 8,25 mensais. No plano gratuito pode armazenar até 2 GB. Basta configurar uma pasta que o Dropbox sincroniza  automaticamente seus arquivos, assim você pode acessar tudo, em todos os lugares

Google Drive:  com um e-mail do Google, você tem acesso a vários serviços na nuvem, como o Google Drive, e o Docs, utilizado para criar, editar, armazenar e compartilhar documentos. No início, você pode utilizar uma conta gratuita e, conforme sua empresa for crescendo, contratar mais espaço. Os preços variam a partir de R$ 6,99 por mês, no plano gratuito pode armazenar até 15 GB. Você também pode baixar o aplicativo de desktop para gerenciar seus arquivos do computador e eles vão sincronizar com a nuvem para que você possa acessá-los em qualquer lugar.

OneDrive:  assim como o Google, a Microsoft também oferece soluções de backup de informações na nuvem para quem tem um e-mail Outlook. Os usuários podem utilizar o OneDrive para armazenamento de dados, assim como editar e compartilhar documentos por meio do Office Online. Para aumentar o espaço de armazenamento, o pacote custa a partir de R$ 7,00 mensais, no plano gratuito pode armazenar até 5 GB.  Aqueles que usam o Windows 8, 8.1 e 10 já têm o serviço embutido em seu sistema operacional, onde ele aparece no gerenciador de arquivos ao lado de todos os arquivos no disco rígido do seu computador.

Claro, OneDrive, Dropbox e Google Drive não são suas únicas opções para armazenamento em nuvem. Existe ainda outros, como Mega(50 GB gratuitos),  Box(10 GB gratuitos), Cloud Drive(5 GB gratuitos), MediaFire (10 GB gratuitos).

Confira essas 10 dicas úteis para você aproveitar o backup ao máximo:
1 – Contingência: Tenha um plano abrangente contra imprevistos. Além do backup, considere procedimentos para recuperação do ambiente do ERP.
2 – Restauração: Teste a restauração periodicamente. De nada adianta gravar o backup se, quando precisar, ele não restaurar.
3 – Mídias: Utilize mídias de boa qualidade. Não economize neste item.
4 – Vida útil: Substitua as mídias de backup periodicamente, pois elas têm prazo de validade.
5 – Armazenamento: Sempre armazene as mídias de acordo com as instruções do fabricante (longe de poeira, calor, umidade, fontes de magnetismo).
6 – Identificação: Marque de forma correta e clara as mídias para saber quais dados elas guardam e de que período.
7 – Redundância: Faça um rodízio de mídias com vários conjuntos: diário, semanal, mensal.
8 – Mais segurança: Mantenha sempre um backup atualizado e recente fora da empresa para o caso de algum sinistro mais sério (nunca deixe o backup ao lado do servidor!).
9 – Backup é igual a seguro: Ele é feito para não usar, mas também não pode falhar quando for solicitado.
10 – Profissionais: Na dúvida, procure por um profissional especializado.

Conclusão
O backup de dados e programas é de responsabilidade da própria empresa. É ela quem deve planejar, gravar, validar, zelar, armazenar e restaurar o backup em caso de necessidade.

No caso do sistema DGE-ERP, caso tenha alguma dúvida sobre o que deve ser copiado para o backup, consulte nossa equipe.

 


Dygransoft

Fazemos parte do grupo Dygran, fundado em 1986 sediado na cidade de Maringá – PR. Desde 1995 a Dygransoft acumula competência e experiência no desenvolvimento de softwares de gestão de empresas (ERP). Nossas soluções são distribuídas por todo o Brasil através de parceiros que atendem prontamente a necessidade de cada cliente.

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